lundi 30 mars 2015

Peles Fragilizadas, Sensíveis ou Intolerantes

Aqui na França, onde eu vivo, cerca de 60% das mulheres se queixam de ter a pele sensível.

Confrontadas com o vento, frio ou a água ela sofrirá irritações lá ou uma pele normal reagirá bem. Uma pele sensível não suporta mais nada, tudo coça, tudo "picota". Vermelhidão e dilatação dos vasos superficiais da pele são outros sintômas.

Fala-se muito em hidratar e tratar (contra as rugas, manchas, etc), mas na verdade o grande desafio é limpar e demaquilar (gestos geralmente irritantes para a pele) essas peles delicadas e acalmá-las, lembrando que a limpeza é o primeiro gesto de beleza e cuidado.

A primeira regra é escolher produtos com poucos ingredientes e com conservadores o mais neutros possíveis, sem perfume e com um PH neutro para respeitar o equilíbrio fisiologico.

Justamente a pele está fragilizada porque sua função de "barreira" está alterada. Nessa perspectiva, o objetivo é de repor um filme hidrolipídico de qualidade para que a pele possa se defender normalmente.

Esse fenômeno melhor descrito na Asia compreende principalmente as peles claras, mas não significa que as peles mais escuras estejam livres desse problema.

Todas as peles podem ser sensíveis. Para as peles mistas ou oleosas, uma boa solução é a de utilizar gels ou óleos de limpeza que se enxaguam com água e ereduzir os esfoliantes, cuja ação é decapante e muito agressiva. Além disso, pode relançar a seborréia.

Porém uma grande invenção dos últimos anos são as águas micelares. Elas são perfeitas para limpar as peles pouco ou não maquiadas e não necessitam enxague após utilização.

"Micelles" são pequenas esferas  compostas de moléculas com duas extremidades diferentes:  uma é hidrofílica e a outra hidrofóbica. O lado hidrofílico permete de se solubilizar na água e completar a limpeza sem ressecar a pele, enquanto o outro elimina todos os tipos de impurezas como maquiagem, poeira e oleosidade.

As primeiras e mais famosas são da marca Bioderma:
Tampa Rosa ara peles secas

 Tampa Verde para peles oleosas ou mistas

E você já ouviu falar de peles sensíveis? O que usa?

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire