O estresse é o inimigo da vida moderna, e sou uma pessoa estressadinha de natureza. Nesses momentos de turbulências (geralmente uma fase de trabalho intenso) não consigo dormir direito, fico superagitada, trabalho feito uma louca, leio feito uma louca, navego na internet feito uma louca, como se estivesse ligada o tempo todo no 220 volts. Como conseqüência não durmo o suficiente, acordo já cansada e com dor de cabeça...
Mas adepta dos meios naturais e alternativos, nunca tomei um medicamente para isso na vida. Aqui seguem algumas dicas que me ajudam a me acalmar, quem sabe um dia desses alguém mais pode precisar?
- um banho relaxante aos óleos essenciais de lavande, ou a verveine (verbena, seria o quê em português? o cheirinho é cítrico). Funciona que é uma beleza! Tem até mesmo um banho espumante de verveine que aconselho às crianças (com mais de 3 anos), elas ficam calminhas, calminhas... Diversas marcas propõe esse tipo de produto.
- um cházinho antes de dormir, que não seja chá preto ou quarquer outro estimulante. Ainda tenho erva-doce que trouxe do Brasil, mas gosto muito da verveine. As folhas secas de verveine são assim:
Esse é atualmente meu queridinho. Produzido e distribuído pela marca inglesa Marks&Spencer, com camomila, Flor de tilleul (limeflower), lavanda, menta apimentada (peppermint) e réglisse (liquorice root).
- Se está friozinho, esquento a minha "bouillotte" (bolsa de água quente) e coloco contra a barriga... Que sensação boa! (ótima também para as cólicas menstruais).
Ainda mais eficaz se for "fofinha" como a minha!
- Apago a luz e fico alguns minutos à luz de uma vela perfumada relaxante, como de lavanda.
- Prefiro o silêncio; nesses momentos, até música estilo "relaxante" me irrita.
- Um outro produto que me ajuda muito a dormir é uma bruma perfumada para o travesseiro a base de lavanda, gerânio e árvore do chá.
- Uma massagem leve com produtos relaxantes (mas faço o meu massoterapeuta pessoal assinar um termo dizendo que posso dormir logo após a massagem!)
Aposto que com tudo isso a gente consegue passar longe
dos medicamentos!!!
Claro que tudo isso trata apenas os sintomas, não trata as causas.
Para tratar as causas o tratamento é outro !
E qual é a sua dica para aliviar o estresse? Se é que isso existe na sua vida?
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire