lundi 30 mars 2015

Peles Fragilizadas, Sensíveis ou Intolerantes

Aqui na França, onde eu vivo, cerca de 60% das mulheres se queixam de ter a pele sensível.

Confrontadas com o vento, frio ou a água ela sofrirá irritações lá ou uma pele normal reagirá bem. Uma pele sensível não suporta mais nada, tudo coça, tudo "picota". Vermelhidão e dilatação dos vasos superficiais da pele são outros sintômas.

Fala-se muito em hidratar e tratar (contra as rugas, manchas, etc), mas na verdade o grande desafio é limpar e demaquilar (gestos geralmente irritantes para a pele) essas peles delicadas e acalmá-las, lembrando que a limpeza é o primeiro gesto de beleza e cuidado.

A primeira regra é escolher produtos com poucos ingredientes e com conservadores o mais neutros possíveis, sem perfume e com um PH neutro para respeitar o equilíbrio fisiologico.

Justamente a pele está fragilizada porque sua função de "barreira" está alterada. Nessa perspectiva, o objetivo é de repor um filme hidrolipídico de qualidade para que a pele possa se defender normalmente.

Esse fenômeno melhor descrito na Asia compreende principalmente as peles claras, mas não significa que as peles mais escuras estejam livres desse problema.

Todas as peles podem ser sensíveis. Para as peles mistas ou oleosas, uma boa solução é a de utilizar gels ou óleos de limpeza que se enxaguam com água e ereduzir os esfoliantes, cuja ação é decapante e muito agressiva. Além disso, pode relançar a seborréia.

Porém uma grande invenção dos últimos anos são as águas micelares. Elas são perfeitas para limpar as peles pouco ou não maquiadas e não necessitam enxague após utilização.

"Micelles" são pequenas esferas  compostas de moléculas com duas extremidades diferentes:  uma é hidrofílica e a outra hidrofóbica. O lado hidrofílico permete de se solubilizar na água e completar a limpeza sem ressecar a pele, enquanto o outro elimina todos os tipos de impurezas como maquiagem, poeira e oleosidade.

As primeiras e mais famosas são da marca Bioderma:
Tampa Rosa ara peles secas

 Tampa Verde para peles oleosas ou mistas

E você já ouviu falar de peles sensíveis? O que usa?

lundi 9 mars 2015

Perfumes mais vendidos em 2014

São tantas novidades e tantos perfumes clássicos que muitas vezes ficamos perdidos na hora de escolher!
Você prefere um pergume original, que pouca gente conhece e utiliza ou prefere investir em um que já venceu todas as provas e que agrada uma grande maioria de consumidores? 

Vamos aos grandes vencedores?

Perfumes Femininos:


1. La Vie est Belle, Lancôme
2. J'adore,  Dior
3. La Petite Robe Noire, Guerlain
4. Coco Mademoiselle, Chanel
5. Chanel nº 5

J'adore perde seu trono pela primeira vez em muitos anos e o Chanel nº 5 nunca tão bem portou o seu nome!

J'adore eu uso há uns 8 anos, foi o primeiro perfume que comprei aqui na França, e se eu não tivesse tantos perfumes em casa que não consigo acabar eu compraria "La Vie est Belle" (me apaixonei por esse perfume desde que ele saiu e sempre me perfumo com ele quando passo por uma Duty Free) e também usaria La Petite Robe Noire. Já o Chanel nº 5 não combina comigo.

Perfumes Masculinos:


1. Invictus, Paco Rabanne
2. Terre d'Hermès
3. 1 Million, de Paco Rabanne
4. Bleu de Chanel
5. Eau Sauvage, Dior

O que você acha desta listinha?
Qual deles você usa, usou ou adoraria ter em casa?