jeudi 13 juin 2013

Como continuar bela em viagem?


Quando a gente chega nos 30 (e passa!) começa a tomar mais cuidado com a pele, se é que não começou mais cedo (o que seria o ideal).

Tenho uma pele que não me agrada, cheia de manchinhas que devo a anos e anos de exposição ao sol (na cidade e na praia) sem a proteção e os cuidados adequados.
Então atualmente eu tento correr atrás do tempo perdido e procuro não me descuidar em nenhum momento.
Geralmente o final de semana é o momento para se cuidar um pouco mais, mas como passamos muitos finais de semana fora, decidi que não colocaria tudo a perder por falta dos meus produtinhos básicos. Desta forma, constituí uma nécessaire básica que está sempre pronta se decidimos passar um final de semana fora.

O que tem na minha nécessaire e o que não pode faltar?
Esse é o meu kit para 3 semanas de férias
(que vou compartilhar com a minha cara metade :D )

Como todo muito já sabe (mas não custa nada repetir), uma pele saudável começa com uma boa limpeza. Desta forma, nunca me falta um produto de limpeza (que se utiliza com água) bem suave para o rosto e um leite demaquilante. Geralmente prefiro limpar o rosto com água pela manhã e utilizar o leite à noite. Mania mesmo, é que prefito usar água para me acordar e a noite não tenho vontade de molhar o rosto! Lembrando que um leite, ao contrário do que muita gente pensa, deve ser aplicado no rosto com as mãos (ponta dos dedos), para evitar de "arranhar" a pele com o algodão. O algodão pode ser utilizado para os olhos, pois o resultado vai ser mais eficaz, mas molhar bem e movimentar cuidadosamente.

Quem diz limpar o rosto, não pode esquecer de utilizar um tônico ou loção logo após. O tônico vai retirar os traços de calcário (presente na água aqui na França) que ficam acumulados sobre a pele e que deixam a mesma com um efeito opaco e não saudável. Ao mesmo tempo, se resta traços de sujeira, oleosidade ou maquiagem, ele vai retirar tudo. Além disso, o tônico vai proporcionar uma primeira camada (leve e superficial) de hidratação. Ele pode ser utilizado com um algodão (bem  embebido de substância, desta forma não vai arranhar a pele), ou então pode ser vaporizado diretamente e depois secado com um lenço de papel bem macio. Se você deixa secar sozinho, a hidratação sai da pele para o meio ambiente. Eu prefiro a primeira forma (questão pessoal) e sempre fórmulas sem álcool. Podem ser soluções a base de flores ou plantas (rosa, camomila, por exemplo). Nunca pode faltar!!!

Depois vem a hidratação e nutrição da pele. Lembrando que são duas coisas diferentes! Hidratação é levar água à pele e todos os tipos de pele precisam de água, mesmo as oleosas. Já nutrição quer dizer "alimentar" a pele, como se fosse a "comida" que a pele precisa. Mais a pele é seca, mais ela vai precisar de nutrição. Uma pele oleosa vai precisar de bem menos, talvez realmente nada, mas não pode deixar de lado a hidratação. Desta forma, todos os cremes são hidratantes, até porque o ingrediente principal dos cremes é a água. Eu prezo os produtos com boa parte de ingredientes naturais, não animais. Por exemplo, algo que diz ser de amêndoas mas que nunca viu passar uma amêndoa na fábrica não me interessa. Também tento conhecer a origem dos ingredientes, se eles são cultivados de forma controlada ou se são retirados da natureza indiscriminadamente, destruindo o meio ambiente e/ou a paisagem de uma localidade. Também evito os produtos de origem mineral, como os óleos. Tem muito óleo (ainda mais no Brasil, pois na Europa os clientes são mais exigentes neste aspecto) a base de petróleo! Primeiro, por principio, não quero colocar petróleo (ou um derivado) na minha pele! Segundo, foi provado que os óleos minerais não sao devidamente absorvidos pela pela. Ou seja, eles apenas nos enganam: a gente acha que a pele está sendo tratada, mas o produto não absorve, fica só na superfície. Como a pele fica "brilhosinha", a gente acha que ela está acetinada! Só por fora, por dentro ela continua seca da mesma forma!

Não abro a mão de um cuidado especial para os olhos. Primeiro para hidratar essa parte delicada que não pode ser tratada como o rosto inteiro (a pele desta região é mais fina, não tem nem o mesmo ph), segundo para amenizar e atrasar as ruguinhas!

Esfoliante: tento fazer 2 vezes por semana, mas se sentir necessidade, gosto de ter disponível. Eh superimportante para retirar as celulas mortas, e desta forma os cremes penetram mais facilmente e irão agir diretamente nas celulas vivas, e não nas mortas (efeito zero). Após esfoliar a pele, deixar uma máscara facial agir por alguns minutos.

Como geralmente fico em hotéis simples, levo meu próprio gel duchashampoo e condicionador

Sempre tenho um hidratante corporalcreme para as mãos e um perfume. E não dá para esquecer dodesodorante!!!

Na foto acima tive que acrescentar algumas coisinhas específicas para essa viagem:
protetor solar e água termal, já que a previsão era de um calor infernal... O vaporizador de água serve para refrescar ao longo do dia em casos de calor intenso.

lenços umidecidos: com o calor e os deslocamentos que fizemos em transportes longos e às vezes precários, eles lenços "limpadores" facilitam aquele "banho de gato"! Quem tem lá as suas dúvidas, basta lembrar que se os lencinhos limpam até bumbum de bebê após a evacuação, podem quebrar um galho com o suor e poeira!

Mas tudo isso são "tratamentos" a longo termo, só que nós mulheres queremos resultados imediatos, não? 
Não exagaro muito na maquiagem, mas também aprendi a me cuidar com o básico. Em 5 minutos estou pronta (ok, 10 minutos).

Não consigo mais viver sem uma base para uniformizar a cor (camuflar as manchinhas). Prefiro as texturas cremosas e com um acabamento bem natural, que não vão entupir os poros: acima de tudo, a pele precisa respirar! Aqui na França tenho a pele seca, mas aproveitei e comprei uma nova base para matificar a pele, já que o clima durante as férias era quente (e úmido) e não queria ficar "brilhando" (desnecessariamente...)

Faço um esforço enorme para não esquecer o rímel preto, pois todo mundo acha que não tenho cílios! Se esqueço de colocar um rímel, sempre tem alguém para me dizer que estou com aparência de cansada... Então eu procuro ter dois, e deixar um em casa e um na bolsa. Mais do que isso acho exagero e desnecessário, considerando que a vida útil de um rimel é muito curta (idealmente 3 meses para contorno dos olhos e rímel). Então como tenho que trocar a cada 3 meses, não adianta nada ter 10 e ficar acumulando produtos que depois podem até fazer mal. 

Um  pode ser útil para evitar que a pele brilhe e dar uma "corzinha". Já que não gosto muito de blush (nunca aprendi a usar), prefiro esses pós que nos deixam com uma aparência saudável. Uso esse de "bolinhas" em viagens, pois evita de "quebrar" em casos de choque. Considero bem prático!

Para completar, um hidratante labial, um batom de cor neutra (geralmente tons de marrom claro) e um estojinho de sombras que combinam com tudo.

Puxa, acho que é isso!!!
Para evitar que a nécessaire fique enorme, utiliso as amostras grátis de meus produtos preferidos. Adoro descobrir novos produtos, mas evito de testar algo novo quando estou fora e não posso corrigir o problema nem quero parecer uma bruxa nas fotos! Imagina testar um novo shampoo e ficar parecendo um espantalho?
Para quem tem menos acesso as amostras grátis (tenho a impressão que no Brasil as marcas oferecem muito menos produtos para testar), sempre é possível comprar os tamanhos miniaturas (geralmente mais caro o preço ao litro) ou então comprar um kit de embalagens para viagem e encher em casa com os produtos que você já tem!

E vocês, o que acharam dos meus produtos indispensáveis mesmo em viagem, e o que não podem deixar faltar na nécessaire de viagem?